Qualidade da Água no processo fermentativo x Leveduras Floculantes

December 04, 2023
light, Mexico, sugar cane, fermentation

Nesta safra muitas usinas foram obrigadas a trocar seu fermento devido à grande floculação irreversível causada pelas leveduras selvagens que entraram e dominaram o processo fermentativo. O índice de floculação ou aglomeração dessas leveduras floculantes foi tão intenso que, em muitos casos, impossibilitou a etapa de centrifugação, prejudicou a conversão de açúcares em etanol, e reduziu consideravelmente o rendimento geral da destilaria.

Mas, por onde as leveduras floculantes entram e porque permanecem e dominam o processo fermentativo?

As leveduras selvagens ou nativas estão presentes em todas as etapas do processo, desde a matéria prima, onde ficam alojadas nas bainhas das folhas da cana-de-açúcar, na terra que é trazida junto com essa cana, também são encontradas nas tubulações, trocadores de calor, tanques de caldo e mel e até nas dornas de fermentação. Outro ponto importantíssimo de entrada dessas leveduras selvagens é através da água do processo. Sim, a água de diluição do fermento e do mosto, se não forem devidamente tratadas podem ser grandes transportadoras de leveduras selvagens. 

E sim, temos que pensar na qualidade dessa água e em sua proporção dentro da fermentação. 

Numa safra açucareira como a deste ano, onde 95% das usinas fermentaram apenas mel e água, para compor um mosto com cerca de 20° Brix, temos em média 3 a 4 vezes mais água do que mel nas dornas. E para diluição do fermento após a etapa de centrifugação, temos, pelo menos, 1 a 3 partes de água em proporção ao creme de levedo. Portanto, fazendo um cálculo rápido, cerca de 65 a 70% da nossa dorna de fermentação é ÁGUA

Se essa quantidade toda de água não for muito bem tratada, imaginem quantas leveduras selvagens e outros contaminantes ela transportará para a fermentação? Um número exponencialmente grande, claro! 

E dentro desse pool de leveduras selvagens, ali estarão também as floculantes, que, se encontrarem condições favoráveis permanecerão e dominarão todo o processo, como vimos acontecer em muitas usinas nesta safra, causando prejuízos incalculáveis.

A Nalco Water, líder mundial em tratamento de águas, tem a expertise e as ferramentas digitais para tratar essa água. Ou seja, para tratar de forma segura e eficiente, 100% da água que entrará na dorna de fermentação.

light, Mexico, sugar cane, fermentation

PURATE + NOA

Nosso tratamento contínuo dessas águas com PURATETM (Gerador seguro e patenteado de Dióxido Cloro), que é um biocida comprovadamente eficaz em tratamento de águas + NOA  - Nalco Oxidant Analyse, podemos tratar a água e monitorar o residual de cloro em tempo real.

O Purate possui 4 saídas, possibilitando tratar a água de vários pontos do processo, além de tratar a própria fermentação. Sendo um equipamento seguro, interligado ao NOA e ao ECOLAB3DTM, onde todas as informações do tratamento poderão ser consultadas a qualquer momento.

Não espere até a safra que vem para resolver seu problema com a qualidade de água do processo fermentativo. Consulte nossa equipe de campo e tenha uma nova safra livre de leveduras selvagens floculantes.

 
Quer saber mais? Contacte ao nossos representantes: industriallacomms@ecolab.com

Related News