Ecolab inaugura no Brasil seu primeiro laboratório de flotação para atender mercados na América Latina
Unidade, localizada em Campinas (SP), oferece estrutura completa voltada para auxiliar no processo de extração de minérios e companhia segue aumentando seus investimentos em P&D
São Paulo, outubro de 2021 – Atenta às necessidades do mercado, a Ecolab, empresa líder global em soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções, construiu no Brasil o seu primeiro laboratório de flotação. Com a tecnologia disponível em solo brasileiro, a companhia tem como objetivo fornecer minérios prontos para a indústria brasileira, que hoje é em grande parte dependente da importação desse tipo de recurso.
Para Ayana Oliveira, líder da divisão Mining da Ecolab no Brasil, o novo laboratório desenvolvido conta com tecnologia de alto nível e gera capacidade de acrescentar mais possibilidades à unidade integrada de serviços da empresa destinada as segmento de minérios. “Nós já possuímos no Brasil uma unidade voltada aos cuidados com os materiais minerais. O Laboratório de Flotação traz a oportunidade de lidarmos com mais uma parte desse processo de manuseio do produto, deixando-o pronto para a utilização na indústria, principalmente para o mercado de fertilizantes”, explica.
O cenário atual do Brasil mostra a dependência da importação de minérios como os fosfatos, utilizados na produção de fertilizantes. Segundo o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim), cerca de 60% do minério essencial na obtenção de adubos industrializados vem do exterior. O sindicato ainda aponta que 90% do minério importado vem da China para o Brasil, encarecendo seu custo com a logística.
Estudos mostram como o setor de fertilizantes é promissor. De acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), a busca por fertilizantes fosfáticos deve crescer, em média, 2,2% ao ano nos próximos 10 anos. Esse crescimento deve impulsionar o agronegócio no Brasil, que representou 26,6% do PIB nacional em 2020.
Outro ganho do Laboratório de Flotação está na agilidade para testar produtos e manejar grandes quantidades de rocha. “Antes esse processo era feito fora do Brasil, nos Estados Unidos, e exigia o envio de grandes quantidades de material pesado, como rochas e metais, por avião. Entre análises, estudos e retorno, o processo era concluído em um ano ou mais. Agora, com o laboratório em Campinas, esse tempo será reduzido quase que pela metade, além de diminuir os custos com logística. Isso sem falar na possibilidade de aumentar a participação em nossos clientes, oferecendo soluções que sejam mais personalizadas”, explica Ayana Oliveira.
Além dos fosfatos, o Laboratório de Flotação da Ecolab é capaz de atender demandas de outros minérios, como cobre, ouro, entre outros. A meta da empresa é ter o minério de ferro como um de seus principais produtos trabalhados na divisão até 2025.
Sobre a Ecolab
Um parceiro de confiança para quase três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções. Com vendas anuais de US$ 12 bilhões e mais de 44.000 associados, a Ecolab oferece soluções e serviços abrangentes, conhecimento específico e serviço personalizado para melhorar a segurança dos alimentos, manter ambientes limpos e seguros, otimizar o uso da água e energia, além de melhorar a eficiência operacional e a sustentabilidade dos clientes presentes nos setores industrial, de alimentos, saúde e hospitalidade, em mais de 170 países ao redor do mundo.
Para mais informações sobre a Ecolab, visite www.pt-br.ecolab.com.
Siga a Ecolab no LinkedIn @Ecolab, Twitter @Ecolab, Instagram @Ecolab_Inc e Facebook @Ecolab.
Para mais informações:
Ecolab - Fabiana Couto – fabiana.couto@iccom.com.br | +55 21 99742 9748